O que é a Employer Brand
Employer Brand é o conjunto de pensamentos e emoções que as pessoas associam a um empregador, que podem ser positivas ou negativas, verdadeiras ou falsas, baseadas em comunicação intencional, não intencional ou em boatos.
Nesta perspetiva, todos os empregadores têm uma Employer Brand, pelo que, podem ter definido os atributos e imagem pelos quais querem ser vistos, ou não.
Em última análise as marcas e a sua reputação são definidas pela percepção das pessoas. E se assim é, tanto uma grande empresa como uma pequena, devem cuidar da sua imagem e reputação enquanto empregadores, e facto é que essa imagem tem impacto na marca propriamente dita da empresa.
Neste sentido, qualquer empresa, de qualquer área de negócio, de qualquer dimensão, deve possuir uma estratégia de Employer Branding.
O Employer Branding, não é exclusivo do Marketing, não é exclusivo dos Recursos Humanos. É uma responsabilidade de todos, inclusive dos líderes e gestores da empresa.
Como garantir o sucesso do processo?
O processo de Employer Branding só será bem sucedido se todos os stakeholders da empresa se envolverem. Pois é um processo com uma abordagem integrada. Ao contrário do que se pensa, uma estratégia de Employer Branding, não são apenas campanhas de Marketing e vídeos de colaboradores a recomendarem a empresa.
- Uma estratégia de Employer Branding tem de ser suportada por uma base de valores e suportada por princípios (EVP - Employer Value Proposition), reais.
-
Um processo de Employer Branding tem início dentro de portas e só depois é efetuada a sua comunicação ao mercado.
- Se a Employer Brand for positiva o esforço de comunicação será menor, pois os próprios colaboradores, sem esforço, recomendam a empresa (employee advocacy).
O Processo de Employer Branding
Diagnóstico da situação atual
Planeamento
Implementação
Avaliação
Uma conclusão...
Se a Employer Brand for positiva, os seus custos diminuem e a sua performance aumenta.
Apoiamos na implementação da estratégia de Employer Branding da sua empresa.